Foi finalizada nesta quarta-feira (23/2) a capacitação “Gestão de Risco – Teoria e prática”, formatada pela Escola Superior da DPMG em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG).
O curso foi ministrado pelo superintendente da Superintendência Central de Auditoria em Gestão de Riscos e de Programas (SCAGRP) da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), Armando Noé Carvalho.
Com carga horária de dez horas, a capacitação teve como objetivo apresentar os conceitos de risco, contextualizar a importância da gestão de riscos na administração pública e as etapas do gerenciamento de riscos. Contou, ainda, com atividades práticas de identificação, análise e avaliação de riscos em um processo.
Participaram do treinamento defensoras, defensores públicos, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores do Conselho Superior, Gabinete e setores administrativos da DPMG.

Conforme explica o chefe da Auditoria Interna da Defensoria, João Gabriel Melo Alves, todas as organizações desempenham atividades administrativas para o cumprimento de seus objetivos institucionais. Essas organizações enfrentam fatores decorrentes dos ambientes interno e externo que tornam incerto se irão atingir esses objetivos e quando isso irá ocorrer. O efeito que essa incerteza provoca nos objetivos é chamado de “risco”.
“A Gestão de Riscos é um elemento essencial para a boa governança, pois assegura que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais a organização está exposta. Também aumenta a probabilidade de alcance dos objetivos da organização, reduzindo os riscos a níveis aceitáveis e agrega valor à organização por meio da melhoria dos processos de tomada de decisão, contribuindo, por fim, para a o alcance de resultados em benefício da sociedade”, finaliza o auditor.